terça-feira, 16 de outubro de 2007

Teorias Neodarwinistas

Quando Darwin publicou as suas teorias, mesmo comprovadas experimentalmente não era possivel explicar as alterações que levavam a evolução e qual o processo que passava para a proxima geraçao essas evoluções.
A primeira questão pode ser definida como mutação, mas a segundo só foi possivel ser explicada após a descoberta da genetica, juntando as ideis de Dawin com a genetica foi possivel chegar ao Neodarwinismo.
Esta nova corrente de pensamento se baseia em duas teorias:
-Variabilidade genética:
Para ocorrer a seleção natural, requer que haja variabilidade. Esta variabilidade ocorre quando se dá uma mutação ou devido a uma recombinação genética.
Causas da variabilidade:
*Ocorrência de mutações nas células germinativas: introduzem novidade genética no fundo genético de uma população, pois quando a mutação for dominante e benéfica altera profundamente o fundo genético da população.
*Reprodução sexuada: Meiose no Crossing-over
*Disjunção aleatória dos cromossomos homólogos em Anáfase I (determinada pela distribuição na placa equatorial)
*Fecundação: Pela junção ao acaso dos gametas
Seleção natural e evolução
A seleção ocorre, não devido à ocorrência de alterações no genótipo de determinado indivíduo, mas sim devido à ocorrência de alterações genéticas no fundo genético de uma população. Para definir a quantidade de alelos e de genótipos fala-se em freqüência genética, que se relaciona com a freqüência dos alelos, e em freqüência genotípica, que diz respeito à freqüência dos genótipos.
Hardy e Weinberg formularam uma lei que diz que em populações muito grandes em que ocorre panmixia (cruzamentos ao acaso) - populações panmíticas - e que não estejam sujeitas as pressões seletivas, a freqüência genética (de cada alelo) tende a manter-se constante, de geração em geração.

Nenhum comentário: