terça-feira, 16 de outubro de 2007

Teorias de Dawin

A teoria evolucionista de Darwin se baseia principalmente na seleção natural, ou seja, na Lei da Selva e na adaptação dos mais fortes.
Imaginemos que alguns tipos de animais foram habitar determinada região onde as melhores opções de alimentos eram as folhas altas. Destes animais, alguns tinham pescoço um pouco maior, e colhiam as folhas com mais facilidade, e outros um pescoço um pouco menor, tendo mais dificuldade em se alimentar. Assim, com o tempo, os animais de pescoço comprido foram favorecidos pelo ambiente, isto é, foram selecionados naturalmente, e os animais de pescoço menor acabaram por ser extintos, ou se mudaram para outro local com condições que lhes fossem mais favoráveis.
Esse fato demonstra que só os mais adaptados ao ambiente poderão sobreviver, se reproduzir e assim transmitir suas características adaptativas aos seus descendentes. Na natureza, o número de descendentes gerados é sempre maior que o número dos que conseguem chegar a idade adulta e se reproduzir, por isso apenas os portadores de certas qualidades, que lhes dêem vantagem no ambiente em que vivem, transmitem as mesmas, que nas gerações seguintes já apresentarão outros tipos de variações e que serão novamente selecionadas.
Porém, para que algumas mudanças ocorram, são necessários milhares de anos, por isso Darwin só conseguiu verificar sua teoria quando os geólogos descobriram que a idade da Terra era na casa dos bilhões de anos.

Nenhum comentário: