terça-feira, 16 de outubro de 2007

Teorias de Lamarck

Lamarck foi o primeiro a sugerir uma teoria evolucionaria que explicava o modo de alteraçao das espécies. diferente dos outros cientistas que soh defendiam as ideias evolucionistas, Lamarck explicava como funcionava a evolução.
Lamarck estabeleceu duas leis para explicar a evolução:
-A lei do uso e do desuso e a lei da herança dos caracteres adquiridos:
Para Lamarck a adaptação é uma caracteristica que se desenvolve junto ao ambiente.
Segundo Lamarck, a função faz o órgão, ou seja, se ocorre uma mudança brusca no ambiente, e o indivíduo passa a utilizar muito um determinado órgão, esse órgão vai se desenvolver, tornando-se maior, mais forte ou mais sensível, ou se o individuo deixe de utilizar o orgão ele ira atrofiar.
Por exemplo as girafas, estes animais, necessitando obter seus alimentos no topo de árvores altas, fortaleciam com tempo (de gerações para gerações) o pescoço e, por isso, tinham esta parte do corpo bem desenvolvida.
- A lei da herança dos caracteres hereditários:
Os órgãos que se adaptaram em determinado indivíduo são transmitidos geneticamente. Assim, todos os indivíduos, quando necessitam, sofrem alterações e transmitem aos descendentes. Assim, a transmissão genética dos caracteres adquiridos leva à evolução da espécie adiante rumo à perfeição, relativamente aos fatores ambientais.

Nenhum comentário: